quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Educar é uma obra de arte!


Criança devia vir com manual de instrução. Botão liga/desliga e CD de instalação. Ainda assim correríamos o risco de fazer algo errado e não funcionar direito.
São tantas perguntas, dificuldades... Estamos o tempo todo achando que não fazemos direito. Que esta ou aquela atitude não foram as melhores. Que não estávamos preparados para este compromisso, que... que...
São tantos quês, tantas dúvidas. Difícil, às vezes, perceber que o coração costuma estar certo e que na intuição – ou não – vamos aprendendo junto, reeducando-nos com situações e caminhos diferentes.
Sou mãe de adolescente. Quer momento mais delicado do que esse?!? É uma tremenda inconstância.
Não adianta querer que nossos filhos sejam nossa cópia. Por mais parecidos que sejamos, cada um trilha, ou trilhará, caminhos diferentes, gostos diferentes, vivências diferentes. E não é isso que nos torna seres tão interessantes??
Parodiando o poeta: a grande arte de educar é fazer da educação uma obra de arte.
(Carmem Lúcia - mãe da Bia e do Fillipe)

6 comentários:

  1. Carmem,
    Ainda estou longe de ter um filho adolescente, mas já imagino a dor de cabeça. Se ele puxar a mamãe, então...rs

    ResponderExcluir
  2. Carmem, concordo com vc, esse período da adolescência é o mais difícil de lidarmos. Somos, para eles, (quase) a soma de todos os erros; eles que sabem tudo, nós somos uns chatos(as), Enfim, um dos maiores desafios porque já há um ser achando que pode decidir muita coisa e mal sabe ele que a estrada ainda é trilha, tá longe de ser uma ruazinha....ainda mais uma estrada. Gostei da forma de abordagem do seu texto.

    ResponderExcluir
  3. Carmem, que desafio!! Eu sou mãe de dois adolescentes, 13 e 15, realmente não é fácil!!
    Seu texto nos permite sentir toda abrangência desse desafio! Tocante mesmo!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Sabe CArmem
    Eu sempre falo para minhas amigas que na minha opinião os filhos vêm sim com manual de instrução - a Bíblia-, mas temos que ter a coragem de usar tudo o que ela nos ensina na hora certa e pedirmos a Deus que nos dê muito discernimento na hora de educá-los

    ResponderExcluir
  5. Deve ser a fase mais dificil para ser mãe: quando os filhos estão na adolescência. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  6. Eu penso que detestaríamos se junto com cada filho viesse todo esse kit de acesso, de instrução, sabe! A prova disso é que eu assumidamente digo aqui que NUNCA li uma manual de nada! Sempre preferi ir aprendendo com o uso! Errar faz parte... apertar uma tecla ou outra por engano tb... O importante é que nos sentimos muito bem ao vermos nosso melhor e mais especial produto funcionando, e em parceria com o melhor dos ingredientes: com a nossa CORAGEM! Um beijo e sei que, apesar de difícil, vai tirar de letra esta fase da Bia! :-)

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!