sábado, 24 de setembro de 2011

Independência -- um aprendizado!

Para começar, criar filhos não é brincadeira. A Bíblia diz: “Ensina a criança o caminho em que deve andar e até quando for velho não se desviará” (Prov. 22:6). Portanto, podemos perceber claramente o quanto é desafiador educar uma criança.

Pensando nisso,  eu e o meu bem sempre tivemos o cuidado de ensiná-los a não mentir. Por causa disso, aprendemos que nunca devemos pedir para um deles dizer que não estamos, quando somos solicitados por alguém ao telefone ou à porta, pois o exemplo é o que fala mais alto.

Aprendi com eles a não gritar, chegar  tranquila do trabalho, pois antes eu era bem nervosa, ficava  estressada  por quase nada, qualquer coisa fora do lugar era motivo para uma bela falação, igualzinha a minha mãe, mas aos poucos fui me policiando e percebi que era preciso melhorar, pois não são só os nossos filhos que precisam melhorar o comportamento, os pais precisam rever  as atitudes e perceber até que ponto  isso ou aquilo reflete positivamente ou negativamente na vida deles.
Por causa deles, aprendi que mãe estressada cria filho estressado. Hoje sou outra pessoa, primeiro abraço e pergunto como estão, conversamos, depois vejo se há algo errado, mas por terem sido bem orientados, nunca encontro algo errado, eles são maravilhosos! Não me dão trabalho, são filhos obedientes, preciosos demais!!

Aprendi a criá-los mais independentes, sempre foram ao dentista sozinhos e com isso eu fui aprendendo a não ser tão insegura, hoje eles têm a maior prova dessa independência. O Elias 13 anos viajou para João pessoa PB para participar de um evento grandioso; Olimpiadas escolares nacionais, como goleiro de Futsal (já contei esse fato anteriormente) ficou uma semana longe e eu fiquei muito feliz e segura.
O Mateus, 15 anos, viajou para Minas Gerais sábado passado para participar de uma exposição de desenho e robótica em São João Del Rei, chegou  na quinta-feira, 22/ 09. Então diante desses simples e pequenos fatos, aprendi a ser uma mãe mais segura e a entender que nossos filhos devem ser educados, não para viver na barra da saía da mãe, e sim  para enfrentar o mundo lá fora, isso eu considero a verdadeira qualidade de vida, mas como sabemos, não é nada fácil, pois o mundo é perigoso!
O mais engraçado dessa história é que aprendi uma coisa que antes não me importava -- a gostar de esportes, principalmente de futsal, futebol, ir ao ginásio de esporte torcer, já que antes não ia, aliás, aqui é a casa das chuteiras dos meiões, dos uniformes e medalhas e é uma delícia! Os dois jogam e os dois são torcedores do Santos. Até torcer para o Santos, eu aprendi hahahahahaha!

(Maria José, mãe de Mateus e Elias)

3 comentários:

  1. Maria José, educar os filhos com princípios de Deus é uma garantia de que escolheu o melhor caminho e que dará certo, principalmente porque somos modelos para os pequenos e quem não se preocupa a esse respeito sentirá as consequências, daí será tarde demais...Ser mãe nos torna melhor: aprendemos a reconhecer nossas falhas e a partir daí tentar evitá-las. Lindo seu relato, com trechos que eu me identifiquei (a preocupação em ser um bom exemplo)e outros que eu preciso aprender mais ( a independência : isso eu preciso trabalhar mais em mim. Fico angustiada com a falta deles, mas já fui pior, chorava mais....Eu chego lá; )Você é uma mãe admirável!!

    ResponderExcluir
  2. Mazé, realmente é complicado demais educar os filhos... até mesmo porque sabemos da necessidade de sermos exemplos e tb do quão errôneos nós somos, por mais que nos policiemos! Quando Miguel solta algum palavrão, apesar de dar bronca nele, sou eu que mereço tal bronca. Quando Miguel grita ou fala algo que não deve, apesar de dar bronca nele, sou eu que mereço. Muito! Por essas e outras que eu digo que precisamos, antes de mais nada, educarmos a nós mesmos... pois só depois disso é que estaremos preparados (ou mais perto disso) para educar outra pessoa.

    Chorei muito quando cheguei na parte em que vc diz que mãe estressada cria filho estressado... Sou o estresse em pessoa e como tenho tentado ser mais leve, falar mais baixo, conversar mais com meu filho, brincar com ele... ainda mais pra compensar a ausência (diária) do pai. É tudo muito complicado... e só Deus mesmo para nos orientar, nos guiar!

    Fico feliz por ver como vc consegue sempre ser boa mãe! Que eu tb saiba sê-lo, amiga. É tudo o que mais desejo! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Maria

    É tão bom ler seu texto e ver a cumplicidade de vocês e a confiança que tem neles, que ainda novos, já se viram e viajam sozinhos!
    E isso de mãe estressada cria filho estressado me deu uma sacudida aqui...às vezes chego assim da escola e fico brava com ele sem motivos :(

    Mas o mais legal foi ter aprendido a torcer pelo Santos! \o/

    Beijos, querida

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!