quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Entre riscos e rabiscos....



Se tem uma coisa que Miguel adooora é lápis de cor, caneta, lápis, borracha, papel e às vezes, dependendo do meu tempo e do meu humor,  até um guache eu libero!!! Deixo sempre a mão esse material e ele sabe direitinho onde mora cada um, para poder usar na hora que desejar. Mesmo assim, ele ainda fica tentando me convencer a deixá-lo usar a tesoura, a cola e o apontador de sapinho... Em vão!


 Fica ali hoooooras, com a língua de lado, pra fora, tanto desenhando quanto escrevendo! O que mais me chama a atenção é que ele tem ousadia de sobra, assim como também tem criatividade! Desenha um monte de coisas e fica me mostrando a todo instante, pedindo a minha opinião e às vezes me pedindo para lhe eu desenhar uma coisa ou outra. Tudo o que eu peço para ele desenhar, ele sempre prontamente desenha: sol, cachorro, coelho, jacaré, maçã, Papai Noel... Até hoje nunca fui surpreendida com um “não sei”, mas quase sempre o sou com desenhos altamente surreais, abstratos!!!! 

Dia desses percebi que ele já tem noção de algumas coisas, como de que o sol “é redondo que nem a bola” e lá vai ele, com aquela mão ainda tão pequenininha, desenhando algo beeeeeem semelhante a um círculo! E, todo metido a intelectual, já aprendeu a desenhar a letra “M de Miguel e de mamãe”, e não para por aí... Vai viajando na imaginação e “escreve”  cartas e bilhetinhos, sempre dizendo um eu te amo para a mamãe, para o papai, para a vovó Cléa, para tia Iza (seus alvos preferidos!). 

Às vezes me pego agindo que nem a minha mãe, que colocava a mim e a minha irmã, bem cedo, para aprender a ler e a escrever... cobrava... antes mesmo de irmos para a escola (para onde já fomos devidamente alfabetizadas), e, apesar de ser grata a ela por isso, me policio, pois não quero me esquecer de que meu filho é ainda uma criança e, como tal, precisa primeiramente brincar, brincar, brincar... Quero que seja uma criança feliz, que brinca, que faz descobertas sozinho, que tem seus limites respeitadíssimos, com tudo no seu tempo certo!!! Quero um filho normal, um aluno normal, e não um gênio, um nerd, alguém que se entristece quando tira um 9 só porque almejava um 10!!! Complicado demais achar o meio-termo, mas tento! 

Enquanto isso, vou até tentando podá-lo um pouco, confesso, e dizendo que contar até 10 está ótimo para a idade dele, quando me pergunta sobre o catorze, o quinze... ou quando me pede para desenhar uma tartaruga porque a dele não está linda... e eu digo que está linda sim, mesmo, no fundo, achando que o rabisco lembrava mais uns óculos do que a tal da tartaruga! O mundo interior é muito mais importante e mágico do que o que se pode exteriorizar nesta idade... Aposento (todas) as (in)coerências... Elogio, aplaudo, enquanto constato que, na verdade, ele risca e rabisca muito mais em meu coração do que em qualquer pedaço de papel, deixando registrado ali momentos deliciosos!

 (Andreia Dequinha – mãe do rabiscador Miguel)

14 comentários:

  1. Que encerramento liiiiiiiiiiiiiiiiiindo, Dequinha!
    Fato: nossos filhos riscam e rabiscam nossos corações e cada minuto ao lado deles é mesmo um sonho lindo.
    Você tem se mostrado uma mamãe bem consciente (mesmo sendo um só filho), você não comete os "erros" dos nossos pais ou dos pais de primeira viagem. (eu cobrei muito mais da Lívia do que dois outros dois!)
    Eu também amava os desenhos dos meninos e guardo muitos deles.
    Mas esse momento de vivenciar essa "escrita" é uma recordação única, que nenhum registro fotográfico consegue demonstrar sua importância em nossos corações.
    Parabéns, mamãe Dequinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, querida, que bom que gostou do encerramento! E olha que é a parte do texto que mais me deixa louca... pra mim é sempre complicado finalizar, já que continuaria escrevendo, escrevendo, escrevendo... Matraca de carteirinha! Assumida! kkkkkkkkkkk

      Filhos são tesouros!!! Bençãos!!!

      Feliz por vc me considerar uma mãe consciente, já que em vários momentos não me acho! Acho que isso faz parte, não? Por favor, diga que sim! rs rs rs

      Já joguei alguns trabalhinhos do Miguel fora, porque ele tem produzido taaaaaaaaaaaaaaaaanto, mas sempre tento selecionar os mais interessantes!!! Um dia ele gostará de vê-los, sem falar que será uma volta deliciosa no tempo!!!

      Beijos, linda. Bom ter vc aqui conosco.

      Excluir
  2. Dequinha, que doce contemplação de mãe, cujo olhar faz o tempo parar porque aquele pequeno ser representa o TUDO. Qualquer cena torna-se pequena quando temos diante dos nossos olhos um filho desenvolvendo uma aprendizagem, muitas vezes sozinho! Cada aprender é uma conquista dele e nossa (da mãe). Essa sua forma de descrever e analisar as atitudes do Miguel vai, de forma progressiva, nos cercando e envolvendo de uma forma tão prazerosa que quando chegamos ao fim, começamos de novo para sentir novamente o sabor. Seu texto ficou muito tocante, gostoso de ler e permite-nos visualizar a cena tão bem descrita.
    Se o pequeno tem sede de saber isso ou aquilo é por que possui naturalmente uma curiosidade aguçada e a dúvida o incomoda, não vejo mal em contribuir.
    A mãe orienta, faz planos, tenta evitar extremos, mas a essência está contida nele e somente ele terá controle sobre isso. Um menino inteligente pode fazer tanta coisa inclusive brincar e vivenciar cada ano ao seu modo. O bom mesmo é aproveitar essa fase tão linda, cheia de encantos, esse aprender passo-a-passo...Deus abençõe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente meu filho é TUDO e mais um pouco para mim, Zizi! Só depois que ele chegou que eu fui me sentir completa!!! Antes assim me achava, erroneamente!!!

      Bom saber que vcs se sentem envolvidos também com minhas descobertas como mãe... Tão bom é compartilhar cada coisa com vcs e me sentir sempre tão acolhida, compreendida, abraçada!!! Obrigada!!!

      Miguel é muito curioso mesmo e acho que nem posso reclamar, visto que assim me considero e, segundo mamãe, tb era assim na idade dele! Ela diz que olha pra ele e me vê pequena... então... Tô ferrada!!! kkkkkkkkkkkkk

      Tenho tentado aproveitar cada momento o máximo que puder, mas confesso que tenho precisado me ausentar por conta do retorno nas escolas (e mais uma escola agora) e como isso tem me dilacerado, mas Deus sabe que é por uma boa causa, e por causa delezinho mesmo! Quero dar sempre o melhor, ainda que, por conta disso, eu precise roubar o prazer de estar sempre com ele. Que a qualidade saiba ganhar da quantidade, já que não consigo fazer ambas andarem lado a lado. :-(

      Beijos e como vc enche a minha bola (adoooooro!).

      Excluir
  3. Ah, esses rabiscos no coração... indeléveis!!!

    Também quero respeitas os limites das minhas criancinhas... mas que limites são esses?! Parecem que as crianças de hoje em dia nasceram ilimitadas!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nunca falte canetinha nem lápis de cor nem criatividade nem peraltice para que eles continuem rabiscando em nossos corações, amiga! E que, dentro do possível, descubramos esses limites (todos eles)... ou que sejamos humildes o bastante para permitir que nossos filhos nos mostrem!

      Beijos... Amo vcs!!!!

      Excluir
  4. Andreia, que coisa mais linda!! Você como sempre arrasa! Não tem como o Miguel não gostar de rabiscar, de escrever cartinhas, herança da mamãe criativa, escritora, apaixonada!! Como a Vânia mencionou, o final lindíssimo! Emocionante!!

    Bjos
    "Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo..." Col 3:16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arraso nada, Maria, vcs é que são muito bondosos e generosos comigo e com meus escritos de mãe!!! Agradeço!!! Muito!!!

      Bom perceber que Miguel já sinaliza alguns hábitos meus... e olha que alguns estão até meio aposentados, digamos, como o escrever cartinhas... mas deve estar então no DNA!!!! Vai saber!!! rs rs rs

      Beijos!

      Excluir
  5. Dequinha...lindo post...me lembrei do pequeno principe com seus desenhos incompreendidos pelos adultos...

    lindo...

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que vc tenha gostado do meu post, amiga linda! E o Pequeno Príncipe é mesmo lindo e rico...!!!! Adoroooo!!! Beijos imensos.

      Excluir
  6. Dequinha
    Eu tb sempre comprei lápis, guache, lápis de cera, canetinhas para as meninas.Quando elas eram pequeninas eu tinha que perguntar sobre os desenhos, ai elas até contavam uma história " Era uma vez..."
    Amei o "fica de língua de lado, de fora"kkkkkk, toda criança faz isso né!!!
    Nossa que legal o Miguel ter noção do que é redondo!!! Parabéns!!!
    Os rabisco que eles fazem em nosso coração são os mais importantes para nós que somos tão mães corujas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos filhotes precisam mesmo de todo esse arsenal de criatividade, de arte, né? E detalhe: não custa muito e o resultado é sempre maravilhoso!

      Que fofas as suas filhotas contarem historias para tudo... Tomara que Miguel tb fique assim! Vou amar! Tento fazer a minha parte, estimulando! Tomara que funcione, né? Vamos ver... O tempo dirá!

      Não sei se toda criança faz isso, pois nunca reparei em outra que não fosse o Miguel. Sò sei que, segundo Jeter, a mãe dele faz isso! Tem essa mania! Pelo menos só herdou isso da vó! Que alívio! kkkkkkkkkkk

      Que eles continuem rabiscando em nós... Tão bom!!!! Beijos.

      Excluir
  7. Amiga

    Tenho absoluta certeza que miguelito puxou à mamãe, tão talentosa com seus escritos! Já sou fã dele e queria ter visto um de seus desenhos abstratos aqui...rsrsrs
    Fiquei impressionada com a inteligência dele sabendo já desenhar o M. Novinho demais, né? rs
    Henrique ainda não conseguiu aprender a ler, mas também rabisca bem rabiscado as letrinhas todas....mas desenhos, senhor!! hahaha

    O final do seu texto bateu forte! Um arraso...amei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, índia, que fofo o seu comentário!!! Quem me dera ser talentosa... e vou mandar um desenho abstrato dele para vc, me aguarde! Só não pode babar, tá? kkkkkkkkkkkkkk

      Já faz o M... e quer aprender as demais letras... eu que desconverso, porque acho muito novo ainda... Ele é esperto para algumas coisas, mas lerdinho para outras, como, por exemplo, desfraldar, desmamar... :-(

      O importante é a gente respeitar o tempo deles... e tentar segurar a nossa ansiedade... normal de mãe preocupada e sempre atenta! Beijoooooooooooos.

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!