domingo, 22 de maio de 2016

Porque sou a melhor mãe que posso ser...

"Hoje, eu lavando a louça, meu filho me pediu colo, e eu falei friamente: -- Estou ocupada! Quando terminei a louça o vi sentado na cama assistindo sozinho a seu desenho animado com esse semblante triste da foto, aí logo meu coração partiu e eu me lembrei de um texto que escrevi há algum tempo. Preciso fazer a leitura desse texto todos os dias, preciso entender que ele cresce rápido demais e que eu preciso aproveitar...

Hoje minha noite está cheia de arrependimentos. Assim como algumas pessoas falavam que depois da maternidade eu iria me arrepender de muita coisa, falavam que me arrependeria de não ter conhecido o mundo sozinha, que me arrependeria em não terminar meu curso de Medicina primeiro, que me arrependeria de não ter curtido direito a vida...

Hoje estou aqui arrependida. Mas não é de nada disso que me disseram: Eu estou arrependida porque briguei com você, só porque você ficou tentando colocar o DVD da Peppa sozinho. Eu estou arrependida porque deixei você chamando diversas vezes "mamãe" antes de eu atendê-lo. Eu estou arrependida porque não deixei você tomar mais um copo de suco. Eu estou arrependida porque você me chamou para brincar e eu falei que estava ocupada. Eu estou arrependida porque você levantou os braços pedindo colo e eu disse "a mamãe pega já já" e não peguei... Tudo isso porque o dia foi cheio demais e eu queria dar conta de tudo. 

Agora eu me lembro de você tão novinho... Parece que foi ontem que você nasceu e hoje o vejo tão crescido, cheio de atitude. Gela o coração perceber que estou perdendo o nosso tão curto tempo, preocupando-me com outros afazeres. A casa sempre será a mesma e você cresce muito rápido. Poucos meses atrás eu guardava mordedores e chocalhos e hoje já guardo carrinhos e bolas. Amanhã estarei guardando livros e tablets. Não vou mais perder tempo! Farei isso só quando você dormir, para que todos cheguem e vejam nossa casa decorada por você, que tomem cuidado para não tropeçarem nas coisas e quando me perguntarem o que passei o dia fazendo eu responderei: -- Vendo meu filho crescer! Você é muito mais importante e não quero mais me arrepender. Te amo!"

O texto acima é de autoria da Maria Renata Cerqueira, que tem uma página muito legal no Facebook, chamada "Porque sou a melhor mãe que posso ser" (recomendo e eu já estou lá curtindo, claro!), e eu o trouxe pra cá porque me identifiquei demais! E duvido que eu seja a única! Que atire a primeira pedra quem nunca se arrependeu de alguma coisa, ainda mais em se tratando de filho! Como a gente se culpa! Como a gente tenta se desdobrar! Como a gente se cobra! Como a gente acaba sofrendo por não dar conta de tudo (ou pelo menos não da forma que gostaria!). Independente de tudo isso, no fundo, precisamos ter essa consciência de que podemos não ser mães perfeitas (e isso existe?!?), mas que somos mesmo a melhor mãe que podemos ser! E que isso nos absolva e que nos baste! Amém?
(Andreia Dequinha - mamãe do Miguelito e meio mãe deste nosso blog também) 

2 comentários:

  1. Que texto lindo mesmo....tanta coisa para pensar ele nos leva. Seria tão bom se fôssemos somente mãe e pudéssemos viver só,para nossos filhos.. Mas somos pessoas divididas entre o trabalho, a vida social, familiar, etc..... Nossa! Tantas ocupações! As vezes sobra menos tempo para o que é mais importante: os nossos filhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante e por isso senti vontade de adicioná-lo à nossa lista de temas! Espero não ter feito mal! A gente tende a idealizar tanto a maternidade (ou a "voternidade" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) que acaba escondendo debaixo do tapete esses assuntos mais dolorosos... os arrependimentos... os bastidores... por isso achei importante trazermos à tona também esse assunto, tão delicado ele é, pois pode ser que seja um alívio para muitas outras mães!

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!