quarta-feira, 27 de julho de 2016

Comem quase tudo, mas...


O meu filho Mateus tem uma alimentação quase normal, pois come arroz, feijão, peixe, frango e carne vermelha, aliás, muita carne! Ele adora pizza, lasanha, pastel e quase tudo da família dos "salgados", ama sorvetes (desde que não sejam de frutas) porque o que ele gosta de fruta mesmo é só melancia, laranja, e às vezes, banana. Dispensa qualquer suco natural por refrigerante, eis a razão pela qual eu digo que ele tem uma alimentação "quase" normal! (risos)

Ele é igual ao meu pai, o olho é quem decide se vai gostar ou não (risos). Mas o que ele não come de jeito nenhum? A lista é enorme, a começar pela família dos doces, não come doces de nenhum tipo. Não é que não goste, ele simplesmente nunca experimentou (bananada, cocada, marmelada, goiabada, doce de leite, de abóbora, de mamão, de coco, leite condensado) ... Enfim, nenhum tipo de doce. (salvo o brigadeiro). Ele também não come canjica, pamonha, cural, pudim, cuscuz, tapioca, banana frita, mandioca, bolos (exceto  bolo de chocolate), sobremesas de qualquer tipo ou qualquer coisa que contém coco, aliás de coco, nem a água!

Da família dos legumes!?!... É lamentável! Com exceção de umas rodelinhas de tomate e de cebola, não come mais nada! Quando insisto muito, vai uma pequenina folha de alface, mas é só isso! E no caso das frutas!?... Triste!, Mas não come de jeito nenhum; manga, mamão, melão, pera, abacate, caqui, kiwi, dessas nunca provou nem para saber o gosto que tem!

Me pergunto, onde eu errei? Desde pequeno ele olhava, mas nunca quis nem saber o gosto. Quase todas as crianças gostam de lamber a lata de leite condensado, a vasilha do bolo que a mãe acabou de fazer, mas ele nunca quis.

Já o Elias tem uma relação melhor com a alimentação, não gosta de feijão e fígado, mas às vezes come um pouquinho. Há alguns alimentos que ele não gosta, a lista do que ele não come de jeito nenhum é bem pequena: jiló, quiabo, maxixe, berinjela. E não toma refrigerante, mas isso não é uma opção dele, a dentista proibiu. (risos)

Fico um pouco apreensiva com o Mateus, pois sei que na rotina alimentar dele falta muito dos nutrientes necessários para uma boa alimentação. Apesar de comer bastante, ele não come alimentos tão saudáveis! Mas... 
                                                                                      (Maria José - mãe de Mateus e Elias)

2 comentários:

  1. Dois filhos, quase dois mundos diferentes! E tem gente que ainda culpa as mães pelos gostos alimentares dos filhos! Com certeza, uma mãe tenta de tudo para que a criança não tenha carência de determinada vitamina, mas a palavra final é deles... Algumas mães até usam estratégias escondidas para inserir certos alimentos no dia a dia, mas quando eles percebem....xiiiii! A briga está comprada!
    Imagino a sua preocupação, dois "enjoados" para a comida! Uma mãe descabela e mesmo assim quem decide são eles.
    Por essas e outras, sabemos que atitudes positivas ou negativas em relação à comida fazem parte das características e perfis deles. Mas uma mãe é aquela criatura que não desiste de inventar formas para alterar certas preferências, afinal sabemos o que é bom, eles não, apenas agem de acordo com os instintos...
    Carinho de mãe é assim: nas palavras, nas atitudes, no pensamentos; mas não fica só aí: Até nas advertências, nas punições, nas chineladas ou varadas. Seus textos transbordam amor, carinho, atenção. Trazem um pouco de você em cada letra. Muito gostoso ler seus relatos:são bem escritos e cheios de sabedoria. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Também vivo me perguntando onde foi que eu errei, até porque o Miguel gostava de comer coisas naturais e saudáveis e depois que a coisa desandou, e coincidência ou não quando me separei que ele começou a perder peso! Talvez seja porque o pai tinha o hábito de sentar à mesa para almoçar e jantar, com hora certa e tal, e aqui não temos! Não sei... Mas é curioso como a gente se culpa, né? Por tudo... Pobres mães... rs rs rs

    Quando eles forem pais talvez sintam a pressão que temos... Sorte deles que em menor grau, porque essa culpa geralmente é delegada às mulheres... rs rs rs

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!