segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Primeiros passos: passo a passo!


Acho que ele puxou a mim, pois, segundo mamãe, comecei a andar um pouco depois da minha festinha de um ano. Aliás, acho que muitas crianças fazem isso. Parece que o primeiro aninho serve como inspiração para se libertarem... Freud de repente até explicaria! Ou não.

Na festinha de um ano ele ainda não andava, não sozinho, mas lá ia ele todo durinho, metido e apressado se alguém lhe desse a mão e, por conta disso, teve um monte de "participação especial" de várias mãos nas fotos, especialmente, claro, da minha! Ahhhh, e dos meus joelhos também! (risos) 

Parecia implicância ou provocação dele, pois, uns quinze dias depois, no máximo, ele começou a andar, de fato. E foi um período muito legal, divertido e tenso também! Ele segurava nas paredes e nos sofás e soltava as mãos... rindo... corajoso... e dava umas duas ou três passadas, no máximo.

Lembro-me de que um dia estávamos numa festinha na casa da minha amiga Lucimara Secco e ele deu uma, duas, três, quatro, cinco, seis, umas sete passadas, tudo isso porque queria ir brincar com as crianças maiores e nem eu, nem o pai, nem a vovó Marisa queríamos levantar para levá-lo até lá! Nada como um estímulo a mais... Comemoramos! E lá foi ele, pela mão, brincar conforme tanto queria!

Gozado era ele dar as passadas no quintal, na calçada, e toda hora caía. Se levantava. Limpava as mãos, com arzinho de nojo, e recomeçava, a não ser quando via uma pedrinha ou um galhinho ou um manga-filhote perdida no chão, aí isso acabava desviando a sua atenção mesmo).

Como sempre fui meio avessa a andadores, por achar que, além de arquearem as pernas (como aconteceu com os meus canicinhos!), também tornam as crianças mais preguiçosas, não comprei, mas como minha amiga Mariana me emprestou, o colocava uma hora por dia. Na minha visão, isso não ajudou nem atrapalhou. Foi só uma forma diferente de ele firmar as suas passadas e se preparar para as suas futuras andanças... Emocionante mesmo foi vê-lo conquistar coragem, um pouquinho a cada dia, e começar a sua caminhada, literalmente (fora, claro, o medo de ele cair com força e se machucar, se ralar... coisas de mãe preocupada e zelosa).

Saía pelo quintal afora, se esbaldando, descobrindo um novo caminho sem precisar do auxílio de ninguém! E logo depois já estava abusando e correndo... ralando os joelhos... ficando com galos e manchas roxas... e haja gelinho e Merthiolate! E haja susto e coração! Afe! 


Como os primeiros passos são marcantes! Acho que muito mais pra gente que é mãe do que para eles, por conta de toda a simbologia que eles trazem! Ali começa uma longa caminhada... e eu espero que Deus me permita estar presente na vida dele para acompanhar vários outros passos... tantos... sempre corajosamente... e que ele caia muito pouco! Amém! 

(Andreia Dequinha - mãe do caminhante Miguel)

2 comentários:

  1. Que fotos FOFAS!! Que LINDINHOOOO!
    Miguel gordinho, fofíssimo. Como ficamos ansiosos para que eles ganhem mais autonomia e confiança para andar logo. Depois que aprendem, dissemos: "Para" "Fica quieto" etc.. Cada fase é acompanhada de muita emoção, pois nossos fofos estão descobrindo o mundo a sua volta e temos tanto orgulho!!
    Amei saber dessa fase do lindinho, ele sempre esperto e cauteloso! Sempre acompanhado dessa mais hiper atenciosa mãezona! Ameiiiiii!!

    ResponderExcluir
  2. Apaixonada!!! Foi assim que fiquei com essas fotos fofíssimas do Miguel! Que fase linda! Emoções para ambas as partes! Amei o texto, as fotos, tudo muito fofo! Parabéns mais uma vez por nos encantar com mais um lindo relato! Amei!!! Amei!!! ...

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!