domingo, 4 de dezembro de 2016

Nunca, dois iguais, foram tão diferentes!

Que lindo é saber que cada um de nós foi feito à imagem e semelhança de Deus! Que encantador é saber que cada ser em particular é um indivíduo com suas características próprias e que privilégio as mães possuem por aprenderem desde cedo, a lidar com toda essa diversidade! Cada filho possui o seu jeito especial de ser, a sua característica  marcante!

Os meus filhos sempre foram muito parecidos em algumas coisas, e diferentes entre outras. Eu costumo dizer, que um é mais doce, e que o outro chupou limão na maternidade. Porém, os dois têm algumas características em comum. Sempre foram obedientes na mesma medida, sempre foram nota dez em comportamento, até mesmo na infância, nos tempos da escola, nunca me deram trabalho. Só recebi elogios a respeito deles, por isso sempre os considerei diferentes de muitas crianças e adolescentes da idade deles. E o melhor disso tudo, foi ouvir de algumas pessoas: "Esses meninos têm excesso de educação". Muito orgulho deles, por isso!

O Mateus sempre foi diferente do Elias, e de muitas outras crianças, por não apreciar as gostosuras que adoçam a nossa vida, e ainda hoje é assim.  Ele sempre dispensou quase todos os doces do universo. Coisas que toda criança gosta. Eu sempre achei muito prazeroso lamber a restinho do leite condensado, lamber a vasilha do bolo que acabei de colocar na forma, mas  ele nunca fez isso. Também  nunca quis provar o sabor de um doce de leite, de mamão, de coco, de abóbora, entre outros, com exceção de chocolate, pois este, não dispensa de jeito nenhum! Também nunca experimentou  pudim, cural, canjica, tapioca, água de coco e qualquer coisa que contem coco. Eu sempre digo que ele vai morrer sem  provar as gostosuras do universo! (risos). 

Os dois, são meninos bons, cordiais, cumprimentam as pessoas, dão atenção aos idosos, se preocupam em saber se o outro já comeu, são humildes e verdadeiros, porém o Elias se destaca mais,  por ser mais amável comigo, mais doce, mais humilde, me ouve com mais atenção e está sempre bem humorado. Também se destaca,  por sempre tentar se colocar no lugar do outro. Ele se preocupa com a dor dos outros. Há poucos dias, ele se mostrou bastante preocupado com o Mateus, porque os dois estão fazendo uma disciplina da faculdade juntos. (O Mateus já reprovou por  quatro vezes, por não ter  facilidade com cálculo). Quando chegou o dia da prova, o Elias comentou comigo que estava com medo de tirar mais nota do que o Mateus, e ele ficar chateado. Não deu outra, foi exatamente isso  que aconteceu. Mateus tirou três e ele dez. Só que no final, ele acabou tirando onda com o Mateus. Contradição né!?! (risos)

Mas mesmo com as adversidades da vida, é muito gratificante conviver com as características de nossos filhos! Conhecer profundamente cada um deles, saber muitas vezes o que podemos dizer para um, e dizer a mesma coisa, de maneira diferente para o outro, é no mínimo um ato de heroísmo! E saber lidar com tudo isso, é nosso maior conforto! Mas não conseguiríamos todas essas preciosidades se Deus não estivesse dirigindo a nossa vida!
                                                    
                                                                 (Maria José, mãe dos tão iguais e tão diferentes, Mateus e Elias)

2 comentários:

  1. Dez dedos nas mãos: nenhum é igual, com filhos ocorre igual. Mesmo dando assistência, apoio, orientação iguais, cada ser reage e se desenvolve com um jeito próprio. Qualidades todos têm, defeitos tb..afinal somos seres humanos! Isso não diminui em nada o amor pelos filhos
    Mas, uma mãe, na imensidade do seu amor, sabe lidar com a adversidade e mediar as situações porque ela traz um conhecimento adquirido pela experiência.
    Assim como eu, seus filhos são um orgulho, dois troféus, duas vitórias, dois amores incondicionais...traduzidos em cada texto escrito com tanto carinho, amor e dedicação. Lindo relato!!

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto,entendo cada colocação feita as diferenças de cada um,pq tbm convivo com duas personalidades completamente opostas,parabéns!!!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!