sábado, 24 de dezembro de 2016

Os Natais mais divertidos de nossas vidas!


É dessa forma que passamos quase todos os Natais de nossas vidas: na estrada. Escolhemos a noite de Natal para viajar porque é mais tranquilo. Os hotéis estão vazios, porque todos já chegaram a tempo para o Natal com suas famílias. Sempre optamos por viajar exatamente nesta data. Mas, mesmo na estrada, tivemos lindas experiências, o que, para nós, foram Natais mais que especiais, só pelo fato de estarmos todos juntinhos! Infelizmente o deste ano vai ser diferente, já que não viajaremos na noite de Natal.

Possivelmente algumas pessoas ficarão decepcionadas com o meu texto, mas com relação ao Natal eu sempre achei que fantasiar pode até ser bom, mas nunca achei legal que as crianças crescessem enganadas, pensando que Papai Noel existe. Sei que é uma questão cultural e que se não entrarmos no clima vamos parecer antissociais, mas nunca dei a menor importância para isso, porque vejo o Natal apenas como puro comércio, as pessoas gastando um dinheiro que não têm, comprando futilidades e dizendo que foi presente de Papai Noel.

Eu nunca entrei nessa, nunca montei uma árvore de Natal. Cresci sabendo que Papai Noel não existe e transmiti isso aos meus filhos. Eles cresceram acreditando em Papai do Céu, não em Papai Noel. Preferi criá-los sem essa "mentirinha".

Mostramos para eles que o Natal é um momento para reflexão, para se pensar verdadeiramente no grande presente de Deus para as nossas vidas, que é o Salvador Jesus Cristo! "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz". (Is 9:6)

Vemos ao longo da história dos Natais que as pessoas se divertem na noite de Natal, pensam em tudo, na ceia, na árvore, no Papai Noel, mas esquecem o principal: o aniversariante! Ahhh se todas as pessoas dessem ouvidos ao que Lucas relatou, sobre o que o anjo anunciou: "...Eis que vos trago novas de grande alegria que será para todo o povo; Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor". (Lc 2: 10-11)

É dessa forma que sinto a importância do Natal. Meu desejo de Feliz Natal é um abraço apertado, acompanhado da alegria de ter Cristo como nosso maior e mais significativo presente. Só Ele é digno de todo louvor. Gostaríamos muito que a humanidade enxergasse Cristo como o nosso eterno redentor, mas infelizmente os brilhos natalinos são mais importantes. Não fiquem chocados comigo, mas é exatamente assim que eu vejo o Natal.

                                                                   (Maria José - mãe dos divertidos e realistas Mateus e Elias)

2 comentários:

  1. Maria, não tiro a sua razão, até concordo que as pessoas acabam dando mais valor aos gastos do que ao verdadeiro sentido que esta data deveria ter. Basta olharmos na rua como estão as pessoas, tanta correria e despesas.
    O verdadeiro sentido é aproximar-se mais daqueles que mais nos representam: nossa família, se aproveitamos esse momento para refletir e praticar o amor, ficar com a família, valorizar sempre a vida dos outros também, praticar o bem todos os dias e não somente no final do ano, estamos sendo coerentes com os valores do nascimento do Senhor.
    Há tantas formas de curtir o Natal, da forma como optaram é muito divertido: uma viagem é algo que não há como não gostar, delícia passear, conhecer lugares ou rever, conhecer pessoas ou revê-las. Momentos assim não tem preço.
    Não se preocupe com a opinião de quem discorda, não estamos em um julgamento. O mais importante é ser coerente com o que se fala e o se faz, é ser verdadeira. Dessa forma vc se torna ainda mais respeitada por defender os princípios que são a base para sua vida e educação da sua família. Parabénsss!!
    Ia me esquecendo: seu texto ficou lindo e cheio de verdades que precisam ser ditas!!

    ResponderExcluir
  2. Não fiquei nem um pouco chocada com a sua forma de ver o Natal... mas confesso que senti uma certa peninha dos seus filhos por não terem tido a chance de vivenciarem tanta magia que envolve o Papai Noel, já que uma coisa não exclui a outra. Acho importantíssimo cultivar o lado mágico da coisa, que não vejo como uma men-ti-ra (me senti quase uma criminosa agora! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) e sim como invenção, como tantos filmes de ficção e afins que eles curtem tanto ver. Contos de fada são mentiras? Filmes de ficção são mentiras?!?

    O mais interessante, para mim, é ver cada fase dos filhos e deixar que eles descubram, sozinhos, o que é real e o que é imaginário, na hora certa, para eles... Eu que não vou nunca cortar nunca esse barato do Miguel e pretendo estimular (ou mentir, se preferirem olhar por esse lado) que Papai Noel existe até quando eu puder! Criança é muuuuuito mais feliz e completa com histórias e com mágica! Sempre! Tiro por mim...

    Mas cada um com o seu cada um... com a sua forma de enxergar o mundo, as datas... Não é porque aqui o Papai Noel se faz presente no Natal que o Menino Jesus não é reverenciado ou deixa de ser protagonista! Limitador a gente ter que usar um OU quando se pode usar um E... e aqui sempre vou optar pela aditiva! Sempre!

    Ahhhhh, e concordo com relação ao comércio em torno da data (e de tantas outras, como dia das mães, dos pais, dos avós, Páscoa...), mas viajar também é comércio, já que implica em gastar $$$$$$$$, então é uma questão TAMBÉM de preferência....

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!